Decoração minimalista

Compartilhar
Decoração minimalista

Com espaços em imóveis cada vez mais reduzidos e um mundo em que caminhamos no sentido contrário do acumulo de coisas, o estilo ou decoração minimalista vem cada vez mais conquistando adeptos pelo mundo. 

Ela é baseada no princípio de que o ‘menos é mais’. O estilo minimalista se caracteriza pela ausência quase completa de elementos decorativos, simplicidade do mobiliário e valorização da comodidade e do conforto. 

Para quem trabalha com decoração o desafio é,  com poucos elementos, deixar o ambiente não só funcional, mas também agradável do ponto de vista estético e aconchegante. A seleção daquilo que entra na casa e do que permanece é muito mais criteriosa. 

Nesse contexto, a aposta certa é nas cores neutras. Preferencialmente o cinza, preto, branco e marrom e os tons que os permeiam. Mas, se quiser quebrar um pouco a monotonia, apostar nas cores mais vibrantes pode ser uma boa ideia e também não sai do estilo minimalista.

Leia mais:
Espelhos na decoração: como usar
Plantas que deixam o ambiente mais aconchegante

Para seguir a regra do ‘menos é mais’, ´primeiramente é necessário fugir dos excessos, como por exemplo muitos objetos decorativos. Investir em espelhos é uma boa aposta, assim como na iluminação natural e utilizar linhas retas, tanto em móveis como em pinturas na parede e acessórios, caso sejam utilizados.

Confira outras dicas para uma boa decoração minimalista:

Cores

A supremacia neutra toma conta desse estilo. O branco é o tom mais utilizado acompanhado pelo preto e pelo cinza. Apesar disso, é possível inserir cores de uma maneira interessante no ambiente minimalista.

Tecidos

Quando nos referimos aos tecidos, a suavidade deve prevalecer. Os têxteis devem ser de extrema qualidade, pois o conforto e o aconchego acabam se tornando um ponto importante dentro de um estilo que pode parecer mais vazio.

Luzes

A regra principal para uma iluminação minimalista é aproveitar ao máximo a luz natural, potencializando essa iluminação com cores claras. Não se esqueça que a luz artificial também é importante: escolha luminárias focais para iluminar as mesas, por exemplo.  Isso pode destacar ainda mais os móveis minimalistas.

Organização

Cada elemento da casa tem seu lugar e o estilo minimalista destaca a importância disso. Os espaços são preenchidos de forma rigorosa, ordenada e inteligente. E por isso é importante escolher móveis lineares e que economizem espaço. Esqueça gavetas e buffets, porque o estilo minimalista simplesmente não precisa deles.

Materiais

Madeira com acabamento em laca, vidro e metal estão entre os principais materiais utilizados em um ambiente minimalista e quando se trata de revestimentos, a resina, o cimento e o gesso são os que se destacam.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *