As cidades mais caras que viraram 'impossíveis de morar'

As cidades mais caras que viraram 'impossíveis de morar'

0 curtidas

O novo relatório da Demographic International Housing Affordability resumiu o sentimento de muitos potenciais compradores de imóveis no exterior, ao criar uma categoria que rotula algumas grandes cidades como “impossíveis de morar”.

As cidades dos EUA na Costa Oeste e no Havai ocuparam cinco dos 10 locais mais inacessíveis, de acordo com o relatório anual que acompanha os preços das casas há 20 anos. Talvez sem surpresa, as cidades mais caras dos EUA para comprar casa estão na Califórnia, onde San José, Los Angeles, São Francisco e San Diego estão entre as 10 primeiras. A capital havaiana Honolulu também é mencionada em sexto lugar entre 94 principais mercados pesquisados em oito países. A Austrália é o único outro país, além dos EUA, a dominar a lista “impossível de morar”, liderada por Sydney e pelas cidades do sul de Melbourne, em Victoria, e Adelaide, no sul da Austrália.

O curioso é que no topo da classificação global está Hong Kong, o centro financeiro asiático conhecido pelos seus pequenos apartamentos e rendas altíssimas. É também o único mercado chinês citado pelo relatório.

O relatório atribui o aumento no preço dos imóveis à alta procura pelo home office durante a pandemia, sobretudo por casas fora dos grandes centros, mais espaçosas. “A classe média está sitiada principalmente devido à escalada dos custos do terreno. À medida que o terreno foi 'racionado' num esforço para conter a expansão urbana, o excesso de procura sobre a oferta fez subir os preços”, afirma o relatório.

- As 10 cidades impossíveis de morar:

  1. Hong Kong
  2. Sydney
  3. Vancouver
  4. San Jose
  5. Los Angeles
  6. Honolulu
  7. Melbourne
  8. San Francisco/Adelaide
  9. San Diego
  10. Toronto

Fonte: Revista Exame

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados

Categorias

Hashtags