Sonho da casa própria cresce entre investidores brasileiros, diz Anbima

Sonho da casa própria cresce entre investidores brasileiros, diz Anbima

0 curtidas

Os investidores brasileiros já tem um destino certo para o rendimento de seus investimentos: a aquisição da casa própria. A pesquisa realizada pelo Datafolha em parceria com a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) mostrou um aumento na intenção de compra de imóveis entre os investidores.

Em 2023, 33% dos entrevistados disseram ter interesse em direcionar os recursos das aplicações para compra da casa própria. A porcentagem cresceu em relação aos níveis de 2022 (30%) e 2021 (29%). O setor se mantém na liderança: a casa própria é o principal destino de investimento desde a primeira edição do estudo em 2017.

A tendência ganhou força com a pandemia, quando as taxas de juros caíram ao menor nível histórico, em 2% ao ano. A taxa de juros sofreu um efeito rebote nos anos seguintes e voltou ao patamar dos dois dígitos. Porém, a Selic está novamente em um cenário de queda, o que coloca a aquisição de imóveis, mais uma vez, nos holofotes para Wanessa Guimarães, sócia da HCI Invest e planejadora financeira CFP pela Planejar.

 "Com a queda da taxa Selic, muitos que viviam de aluguel encontraram oportunidades para financiar um imóvel, aproveitando o custo reduzido do crédito. Esse cenário tem incentivado a compra de imóveis, especialmente entre as classes C e B, devido à diminuição das taxas de juros e do custo dos financiamentos imobiliários", afirmou Guimarães em nota.

Outro ponto observado pelos investidores é o cenário econômico. Em momentos de instabilidade, a troca de ativos financeiros por patrimônios também renova a força. "O imóvel, por ser um ativo tangível, proporciona uma sensação de segurança maior em comparação a investimentos financeiros, o que tem motivado essa transição.”

Fonte: Revista Exame

Comentários

Seu email não será publicado.

Relacionados